3.7.06

Manter


Quando escrevo um texto, nunca o releio antes de o colocar no Blog.
O que normalmente acontece é que, assim que o escrevo, entrego-o à minha colega e amiga APR, que o coloca no computador dela e o passa por um corrector ortográfico e ao mesmo tempo o lê.
Quando o vai colocar no Blog vem sempre a mesma pergunta “Qual é o titulo que queres dar a este texto” e eu respondo sempre “Não sei”. Depois o nome acaba sempre por surgir.
Quando escrevi o Amar, ela leu, suspirou e disse “Realmente é tão bom estar apaixonada, mas dá muito trabalho manter...”
Fui para casa e pelo caminho aquela frase foi martelando o meu interior.
Porquê que é tão difícil manter? Porque razão as pessoas mudam no decorrer da relação? O quê que acontece para as relações se desgastarem?
Se nos apaixonamos por alguém é porque passou a existir uma forte atracção a todos os níveis entre as duas pessoas.
Se enquanto a paixão dura tudo flui com naturalidade, porquê que as coisas mudam?
O que eu sinto que acontece (mas esta é a minha verdade, não a dos outros) é que enquanto tudo é novidade a pessoa move montanhas para ver a outra, todos os minutos não bastam para estar ao lado da outra, tudo o que a outra gosta e mesmo que não seja a nossa preferência nós condescendemos e tudo está em plena harmonia.
Só que a paixão é como a Rosa do Principezinho, tem que ser cuidada, regada, acarinhada, temos que tirar um pouco do nosso tempo para o dispensarmos à Rosa.
Temos que conseguir “prender” a outra pessoa a nós.
E o que nós fazemos?
Deixamos que o stress do dia-a-dia apague essa chama da paixão, porque passamos a não ter tempo, a não condescendermos em nada, cobramos tudo o que fazemos pelo outro e vice-versa e assim se vai apagando tudo.
Como eu costumo dizer aos meus amigos, Quando a paixão termina só restam duas hipóteses, ou fica um amor calmo tranquilo com uma grande cumplicidade entre os dois seres ou nada fica e...
Por isso APR, sei que não tens tido um ano muito famoso, mas olha que o teu companheiro tem estado sempre ao teu lado com todas as suas falhas, que são normais no ser humano que passa por aquilo que ambos estão a passar.
Como te disse um dia, “pesa bem o que preferes e rega a tua planta, porque ela é só tua, está presa a ti” ;-)

Mais uma vez, É TÃO BOM ESTAR APAIXONADA.

Sem mais comentários.

Até à próxima.
Namastê
Sandra

19 comentários:

Velutha disse...

muito bonito este teu post. ´´E difícil manter a chama do amor com a intensidade inicial . É que não há nada que o tempo não apague.
Um beijo

Vida disse...

É muito dificil mas não impossível...o segredo está aí, regar e cuidar da rosa...mas não esquecer de nos regarmos e cuidarmos de nós, porque quem não está bem consigo não consegue estar com ninguém.

Beijinhos Luz.

o alquimista disse...

Claro que é...ama! que bonita forama de sentir.

Um doce e terno beijo
"O ALQUIMISTA"

Anónimo disse...

“Prefiro a zona das paixões, mesmo com tempestades.” (Anais Nin)

Eu também prefiro a zona da paixão. Desmedida. Ousada.
Apesar de por vezes acompanhada de medo, de tristeza, de saudade, é bom estar apaixonada. Mesmo que seja um Amor quase impossível.
A descoberta. A insaciável sofreguidão de se querer estar com a pessoa amada. A busca incessante da nossa alma. Pela alma do nosso amor.
Mas, sim. A vida, do quotidiano, pode apagar a paixão. Pode matar o Amor. Por isso o devemos cultivar. Cuidar dessa semente. Para crescer forte e saudável. Para se renovar.
Nunca devemos parar de “lutar”. Nunca devemos desistir.
Devemos cativar sempre o ser por quem estamos apaixonados. Não nos acomodarmos. Não tomarmos o amor do outro como algo já adquirido.
Sim, devemos manter. Dizer todos os dias “Amo-te”. Não obrigatoriamente por palavras.
Devemos viver cada dia como se fosse o primeiro. E como se fosse o último.
Não devemos ser cobardes. Devemos demonstrar sempre o que pede o nosso coração, o nosso corpo, a nossa alma.
Porque para estarmos apaixonados não existe uma razão..

Como escreveu Saint Exupèry “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem”.

Quero para sempre manter a chama da minha paixão.

Beijinhos

EdM

Elisheba disse...

Perguntaste e respondeste muito bem!! Não tenho nada a crescentar!

Dafne disse...

Eu estou de acordo com a visionária. Perguntaste e respondeste muito bem.
beijinhos luz

Anónimo disse...

uzzo lippy tchuni vinky.
zuppo litchi vulli tchini.
Hugu uzzi Pingú.

vinte e dois disse...

Um dos grandes segredos do amor é nunca cair na rotina... a rotina, pode acabar com o mais forte dos amores..

greentea disse...

do Principezinho retive dois aspectos que agora saliento:

o amor é como a rosa, precisa de atenção, de cuidados de ser regado tratado acarinhado;

a raposa recomenda que "nunca me prendas" e é muitas vezes essa posse, essa prisão que destrói o amor - o outro sente-se sufocado, preso , não liberto...

o amor , tal como nós, tem de ser re-inventado, recriado em todos os dias e não manter imutável ao longo dos anos, alimentando do quie já foi

e falando, falando de tudo o que nos corrói o coração e a mente, esclarecendo, duvidando, construindo novas teias de cumplicidade a cada dia

não sei se é esse o segredo. comigo funciona, porque detesto a paz podre, os falsos entendimentos, o tal de pôr água na fervura, guaradar cá dentro o que deveria ter dito...
recriar o amor em cada dia, sim, e olhar para trás e já passaram 10, 20,30 anos e nem demos conta e ainda nos sentimos vibrar qd o outro mete a chave à porta ou vamos fazer um jantar a dois ou passar um fim de semana sós...

LuzHarmonia disse...

Velutha, obrigada pelas tuas palavras, beijos para ti.

Vida, é isso mesmo. Como já tinha dito num texto anterior, se não gostarmos de nós nunca conseguiremos gostar de alguém. Beijo de Luz

Alquimista, Obrigada pela tua sempre terna e doce visita. Beijo de Luz

EdM, “O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem” é bem verdade. Beijos de Luz

Visionária, obrigada pela tua suave visita, Beijo grande para ti

Tons pastel, o Amor tem uma chama enorme sim e é essa chama que me guia, beijos de luz

Linda Dafne, obrigada ;-) beijos

Anónimo, risos, obrigada pelo apoio meu Anjo da Guarda, beijos

"22", a rotina é a pior coisa em tudo na nossa vida, até nas amizades... obrigada e beijos de Luz


Geentea, obrigada pela visita.
"Sim, laços – disse a raposa. – Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo...”

Este é o prender que a raposa fala e com o qual eu concordo, Greentea.
Também não sou a favor da paz podre. Beijos de Luz

Velutha disse...

obrigada pelas tuas palavras. já vou brincando por aqui. é bem mais fácil do que iniciar conversa directamente numa grande cidade onde todos nos são desconhecidos.
Estou a descontrair-me mais rapidamente do que pensava. beijos

o alquimista disse...

PAssei para te deixar um terno e doce beijo.
"O ALQUIMISTA"

sofyatzi disse...

Estar apaixonada, é das melhores sensações que podemos têr na vida ;)

Beijocas

eu... disse...

parabens pelo blog
adorei o texto
é tão bom estar apaixonada, mas às vezes é tão díficil... tal como tu dizes as pessoas mudam e as vezes quando descuidamos um pouco e olhamos de novo para o lado, vericamos que a pessoa que temos ao lado ja não é a mesma e quando pensamos melhor nós também já não somos os mesmos... damos as coisas e as pessoas como certas e esse é o pior erro...
bjos...

GTL disse...

O amor é eterno enquanto dura, e mais eterno será se for dado sem se esperar nada em troca.
Assim não haverá cobranças, não haverá desilução,
cada um de nós tem o seu momento para dar, por isso temos que dar quando for o nosso momento de dar e não quando quizermos receber.
É uma opinião como tantas outras, é a minha opinião do momento, já foi outra, e poderá ainda mudar.
Da minha parte vou amando, a minha mãe, a minha familia que já partiu (que saudades), os meus pupinhos, as pessoas que marcaram a minha vida, o meu trabalho, enfim a vida com todas as suas formas.
E ESTOU APAIXONADA POR UM GAJO MUITA GIRO!!!!!
;)

O amor é lindo!
jinhos
MDB

Anónimo disse...

Anonymous said...
uzzo lippy tchuni vinky.
zuppo litchi vulli tchini.
Hugu uzzi Pingú.

Este meu irmão é mesmo louco...

Anónimo disse...

Não sendo uma pessoa de feitio fácil e, para ajudar, de opinião complicada, estive para te deixar um testamento...

Porém bastou olhar os olhos de que tu bem sabes para me demover dessa intenção inicial.

Sendo assim... apenas te digo duas coisas:

- no amor as coisas nem sempre são tão simples como uma leve brisa...

- mais importante do que regar a dita rosa (o dito amos) é permitir que quem amamos venha regar o seu quilhão no nosso coração.

Beijos grandes minha querida

o alquimista disse...

Um bom dia de luz e harnonia para ti...com...

Um doce e terno beijo
"O ALQUIMISTA"

o alquimista disse...

Passei para te deixar um...
Terno e doce beijo "O ALQUIMISTA"