10.7.06

Embriagai-vos


“Embriagai-vos. Deve-se estar sempre embriagado; nada mais importa.
Para não sentir o horrível fardo do Tempo que esmaga os vossos ombros e vos faz pender para a terra, deveis embriagar-vos sem tréguas.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa escolha, mas embriagai-vos!
E se alguma vez, nos salões de um palácio, sobre a erva verde de uma vala ou na solidão morna do vosso quarto, acordardes de uma embriaguez evanescente ou desaparecida, perguntai ao vento, à vaga, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio, vos responderão: “São horas de vos embriagardes! Para não serdes escravos martirizados do tempo, embriagai-vos; embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa escolha”.
(Paraísos Artificiais de Charles Baudelaire)

Embriagar: fig. Absorver o espírito de; extasiar, inebriar, enlevar, maravilhar, entusiasmar.
Este é um texto que desde o dia em que o li, nunca mais o esqueci.
Acho que se o ser humano se deixasse embriagar (sentido figurativo da palavra) fosse de vinho, de poesia ou de virtude, a vida seria tão diferente para todos nós.
Eu adoro embriagar-me de amor, de paixão, de virtude, de poesia, de alegria, de...
Adoro ir para o meio da Natureza, abraçar uma árvore e sentir a sua vibração, deitar-me sobre a relva e senti-la crescer, andar descalça na areia e sentir a energia que vem da nossa mãe terra, sentir o vento beijar-me o rosto, o corpo, acariciar-me o cabelo. Ficar em silêncio e embriagar-me com os sons da vida.
Existem pequenas coisas que podemos sentir a partir da altura em que deixarmos de controlar tudo e deixarmo-nos embriagar de VIDA.
É a diferença entre vivermos através da Razão (Mental) e não do CORAÇÃO (Emocional).

Sem mais comentários.

Até à próxima.
Namastê
Sandra

16 comentários:

Dafne disse...

Olá Amiga
Adoro embriagar-me com a vida, com a natureza, o som dos passaros, as ondas do mar, o vento a soprar as memórias do meu passado e a poesia.
Sou muito emocional. Sempre fui.Lágrima fácil, muito impressionável. Acho que sei dar valor às coisas. Não preciso, como muitas pessoas, de perde-las para lhes dar valor. Por muito mais simples que sejam. Adoro sentir o que me envolve. A razão fica para o trabalho. Ai não há hipótese.
É como eu digo sempre :"gosto de ser assim e não imaginava de outro modo".
Beijinhos, fica bem

Rosmaninho disse...

Luz e Harmonia

Hoje, o meu coração trouxe do mar aromas que há muito não encontrava.
Não sei se foi porque o sol tapava as nuvens, o mar ofereceu-me o que de melhor tem: tranquilidade, frescura, aromas...
Posso dizer que hoje me embriaguei com tantas coisas que do mar recebi.

~*Um beijo*~

£ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Olá menina...

Também já me cruzei com esse texto e não o esqueço, pena que muitas pessoas precisem de ser lembradas para saber que pode existir outra embriaguez que não a mais conhecida e provocada por a ingestão de.... tu sabes, (se conduzir não beba, e eu acrescento: Durma, para não chatear quem se embriaga de vida!!

E por falar em embriaguez poética vou-te deixar aqui o meu link do 1º blog que tive e que é feito de palavras de outros (poesia), se tiveres curiosidade de o conhecer, visita, eu deixo!!!

http://blog.comunidades.net/loucodelisboa/

Despeço-me com um beijo, um sorriso e um até outro instante, momento, impulso, o que preferires!!

o alquimista disse...

embriago-me todos os dias com a vida, pela qual estou viciado, belíssimo texto, para pensar...em tanta coisa...

Um doce beijo "O ALQUIMISTA"

Anónimo disse...

Olá...

Gosto de inebriar o meu corpo, os meus sentidos, a minha alma.
Gosto de me inebriar por todas as cores, cheiros e sons. Mesmo que o preto e o branco, mesmo que inodores, mesmo que mudos e silenciosos.
Gosto de me inebriar de palavras, dos perfumes da natureza.
Gosto de me deixar inebriar pelo Mar...

Quero sempre embriagar-me de Vida. De Paixão.

Não gosto do estado de sobriedade.

Até breve

EdM

Vida disse...

Eu já passei anos demais sóbria, neste momento estou a aprender a embriagar-me com a vida que gira à minha volta e me proporciona tanta coisa boa, é isso quero beber tudo em doses tão elevadas até me embebedar.

Muitos beijinhos para ti com carinho.

PS - quando crescer gostava de ser como tu!!!

justine disse...

concordo contigo...
se nos embriagássemos mais vezes, quem sabe não seríamos mais felizes...

um beijo
justine

isabel disse...

Sublime!

Gostei do teu comentário no meu post sobre os amigos virtuais. É verdade que há uma empatia pela escrita

:) bjs

Serenidade disse...

É tão simples ser Feliz! Basta embriagarmo-nos de... coisas simples mas belas e sublimes. Embriagarmo-nos do momento presente, vivendo com o coração "aberto", amando todos os segundos da nossa existência.

Jinhos.
:):):)

o alquimista disse...

Passei para te deixar um beijinho...

Rosmaninho disse...

Luz e Harmonia

Hoje o calor é tanto que, sem querer e a estas horas, o sol já me envolveu com os seus raios...:).

~*Um beijo*~

Anónimo disse...

como em tudo na vida... há que encontrar o ponto de balanciamento, ou corremos o risco de a "embriaguez" nos transportar para um nivel sensorial a que muitos chamam o "andar nas núvens".

Embriagar sim...
Sentir muito as coisas com o coração e saber aceitar emocionalmente muitas das coisas boas (e menos boas também) que a vida nos proporciona.
Embriagar sim...
Mas nunca perdendo o leme do nosso barco (a razão).

Por isso é tão raro o ser humano que consegue ter e usar em beneficio de todos uma inteligencia e razão emocional...

Anónimo disse...

Charles Baudelaire...soberbo.
E vc escolheu muito bem.
Adorei.
Vou ficar e ler tudo.

Bjinhos
desire

greentea disse...

Adoro ir para o meio da Natureza, abraçar uma árvore e sentir a sua vibração, deitar-me sobre a relva e senti-la crescer, andar descalça na areia e sentir a energia que vem da nossa mãe terra, sentir o vento beijar-me o rosto, o corpo, acariciar-me o cabelo. Ficar em silêncio e embriagar-me com os sons da vida.
Existem pequenas coisas que podemos sentir a partir da altura em que deixarmos de controlar tudo e deixarmo-nos embriagar de VIDA.



eu também....

é delicioso abraçar uma árvore e sentir a sua energia, sentir a energia da terra qd andamos no chão com os pés descalços

em pequena ia para uma praia - o Baleal - onde toda a gente anda descalça o dia inteiro, ninguém usa sapatos, não se levam sapatos para a praia; só à noite para o jantar qd tomamos banho e nos vestimos "decentemente" se enfiam as tairocas...
Por isso nos sentimos tão bem !

beijinhos

EuMulher disse...

peço desculpa pela minha ausencia mas o tempo tm sido pouco. Deixei no entanto uma sugestao no meu blog, se quiseres ir ler... beijinhos

vinte e dois disse...

Sabes com o que é que eu adoro embriagar-me? Com o cheiro da relva depois de cortada e regada. É um cheiro que me põe fora de mim.. :)