11.5.06

Ser Adulto...


Quem não conhece “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry???
Ainda se lembram de tudo?
Gostava que meditassem sobre estes trechos do livro que aqui vou colocar.

“... O que é que “estar preso” quer dizer?
- É uma coisa que toda a gente se esqueceu – disse a raposa. – Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criam laços com alguém.
- Laços?
- Sim, laços – disse a raposa. – Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo...”


A nossa escolha deveria sempre ser feita pela criança interior que existe dentro de cada um de nós. Mas a maior parte dos adultos decidiu que na vida temos que nos portar como adultos.
E o que é ser adulto?

“... Então, não me punha a falar de jibóias, de florestas virgens ou de estrelas. Punha-me era ao seu nível. Falava de bridge, de golfe, de política e de gravatas. E a pessoa grande lá ficava toda contente por ter conhecido um homem com tanto juízo.”...

Por isso gosto tanto de estar quase sempre sozinha, sem ninguém a falar a sério à minha volta, com conversas sérias, sobre as coisas sérias da vida de quem é sério.
Por isso é tão bom ter alguém ao nosso lado, que, como nós, fala com os cães no meio da natureza, e lhes conta histórias (aos cães) dos animais que viviam numa quinta e eram felizes.
Para uma pessoa séria, nós os não sérios só poderíamos estar loucos.

Outra parte do livro que me diz muito é esta:

“...- Só conhecemos as coisas que prendemos a nós – disse a raposa. – Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!
- E o que é que preciso fazer? – pergunta o principezinho.
- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto...”


Tão inteligente esta raposa... Vê-se que não raciocina como um “adulto sério”.
Pensemos sobre estes diálogos entre a raposa e o principezinho... São de extrema simplicidade e se todos agíssemos como a raposa e o principezinho havia tanta harmonia no Universo.
Agora uma parte que eu, que adoro rituais, li e reli:

“... – Era melhor teres vindo à mesma hora – disse a raposa. – Se vieres, por exemplo, às quatro horas, às três, já eu começo a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro em ponto hei-de estar toda agitada e inquieta: é o preço da felicidade! Mas se chegares a uma hora qualquer, eu nunca saberei a que horas é que hei-de começar a arranjar o meu coração, a vesti-lo, a pô-lo bonito... São precisos rituais.”...

Sem mais comentários.

Até à próxima.
Namastê
Sandra

10 comentários:

Anónimo disse...

Por isso é que continuo a ser uma criança.
Por isso é que gosto tanto de cativar e que me cativem.
Obrigada por retrazer "O principezinho" à nossa memória!

EdM

Brandybuck disse...

Estava a precisar de relembrar esta história maravilhosa. Obrigado

Um beijo

RPM disse...

Bom dia Luz e Harmonia.

Obrigado pela sua visita e pelo texto que deixou...

relativamente ao número 6, aceito e comungo da sua opinião. Contudo os números mais fortes da numerologia são o 1, o 2 e o 3 e, fuldamentalmente os dois primeiros....

o 1, hiper importante... FORÇA, ENERGIA....EU

1 + 1 = 2 e....

2 + 1 = 3 e....

3 + 1 = 4 ou 2 + 2 = 4 ....

2 + 3 ou 4 + 1 .....

eu sou o 9, sou a perfeição(!)... o elemento completo.....

Relativamente ao texto que tem do Petit Prince...é um livro recomendável para idades superiores a 16 e para adultos pouco solidários...

adicionei o seu blogue à lista...não aparece no blogue porque ainda não sei colocar os nomes dos blogues lá ao lado....mas lá estarão um dia.

abraço e até breve, desde a Terceira, Açores

RPM

Clotilde S. disse...

Vim saber de ti e encontrei um livro maravilhoso!Que li e releio sempre com muito prazer.
Não concordo a cem por cento com o rpm.Penso que se pode ler o principezinho a crianças e lê-lo em adulto, com outro olhar.Sempre li esta obra para os meus três filhos.É um excelente poto de partida para falar da Partilha e da Amizade.
Beijão grande para ti Luz!

Stella disse...

Ola´.
O meu livro de eleição, o meu livro favorito, um livro que já li vezes sem conta, um livro que leio ao meu filho de 4 anos, um livro que aconselho a todos, pequenos, grandes, novos e velhos. Um livro LINDO... Maravilhoso...

É um livro que conta uma história maravilhosa, é um livro que nos ensina muito. É simplesmente um livro maravilhoso.

Pode parecer estranho, mas a cada feira de livro que vou, e que vejo este livro, tenho de o comprar, imagina só as cópias dele que já tenho:))

Clotilde S. disse...

Voltei para te desejar boa noite e fiquei enternecida com o comment da nossa querida Me. Sorrisos tantos!Braçadas de rosas!Que os anjos te acompanhem!

greentea disse...

bom dia

os dialogos podem revestir tantas formas...

adorei estes excertos!!!

"diz-me a que horas vens para me poder preparar e uma hora antes já começo a estar feliz...."

outras facetas dos diálogos - hoje tb dialogo sobre o mesmo tema.

tem um bom dia. de Princesinha!

Cleopatra disse...

Alguns homens deviam ler o Principezinho.
Mas eles são como o homem de negócios do livro... sempre muito atarefados em terem.. dinheiro, coisas... e por vezes t/b pessoas.
Depois acabam por ver que... não pode "tocar" em nada!

Anónimo disse...

Algumas mulheres deveriam ler o Principezinho.
Mas elas são como o homem de negócios do livro... sempre muito atarefadas em ter.. dinheiro, coisas... e por vezes t/b pessoas.
Depois acaba por ver que... não pode "tocar" em nada!

Unknown disse...

Passei para lhe agradecer do fundo do coraçao, um coraçao diferente e complicado, o meu! Bem, nao pode imaginar a empatia que estou a criar consigo. Identifico-me tanto com o que escreve, sente e diz...
O "Principezinho" e o meu livro preferido e a parte que diz adorar eu tbem sinto o mesmo, adoro essa parte pk sinto-me sempre assim qdo me encontro com os que amo.
Beijinho do tamanho do mundo para Si.