9.5.06

Emoções

O que são Emoções?
O que é Emotividade?
O estado normal de um ser humano em perfeito equilíbrio, será de harmonia interior.
A saída desse equilíbrio para a um estado de alegria ou tristeza simbolizam as nossas Emoções.
A dimensão da reacção de alegria ou de tristeza a uma situação ou a um acontecimento mostra o quanto nós somos mais ou menos Emotivos, porque Emoções todos nós temos.
A polaridade paralisante / estimulante são complementares e dão o tempero à vida.
A desproporção entre a reacção à situação ou ao acontecimento e a sua gravidade mostra a maior ou menor emotividade.
Emotividade em extremo acontece com aquelas pessoas em que por vezes basta uma palavra fora do contexto ou algo procurado e não encontrado para o seu humor ficar alterado.
Existe um tipo de pessoas com tendência para dramatizarem situações, para se comoverem com maior facilidade, para ficarem demasiado abaladas com acontecimentos de menor importância e existem as outras pessoas com a capacidade de se manterem serenos, impassíveis, com uma atitude fria, que enfrentam a vida com objectividade e paciência, com ausência de agitação, de fantasia e de fervor.
Estas pessoas normalmente não são grandes apreciadores de arte ou de qualquer tipo de espectáculo com muito sentimento, seja ele de canto, dança ou outro que mexa com as emoções.
Não significa que estas pessoas não possuam emotividade, mas aprenderam a ser tão controladas que não permitem nunca que algo altere o seu equilíbrio.
Este tipo de pessoa é incapaz de sentir ciúmes de alguém. O ciúme não é um bom sentimento, mas qualquer ser emotivo já sentiu uma ponta de ciúme em relação a algo ou alguém.
Como em qualquer situação, tudo o que é em exagero prejudica os nossos corpos. Quando falo em exagero na demonstração dos sentimentos, refiro-me tanto ao excesso como à sua falta.
Podemos também constatar que é neste tipo de pessoa que o corpo emocional fica doente com maior facilidade.
Todas as pessoas que deitam cá para fora tudo o que sentem na altura em que o sentem, não deixam que fiquem marcas no corpo emocional. Pode não ser de forma consciente, mas que é o melhor que podem fazer, acreditem que é.
No livro de “OSHO – A Farmácia do Espírito” são aconselhados vários exercícios para limpar as Emoções recalcadas, gritando, batendo em algo que nos ajude a descarregar a raiva, ou mesmo deitando cá para fora por palavras tudo o que gostaríamos de dizer a alguém e não podemos ou não temos coragem, ou seja lá por que motivo for.
O Corpo Emocional com bloqueios cria-nos problemas que nem conseguimos imaginar a sua dimensão.
Todos os registos efectuados no Corpo Emocional sejam eles de dor, raiva, tristeza... mas não tratados, não resolvidos, criam bloqueios, que geram sintomas.
Os sintomas por sua vez passam para o corpo Físico “et voilá” a senhora doença surge. Um dia destes dou-vos uns exemplos de doenças provocadas por bloqueios ao nível do corpo emocional.
Mais uma vez, vamos parar e olhar para dentro de nós.
Vamos arranjar um bocadinho de tempo para nos dedicarmos, para meditarmos, porque acreditem, NÓS MERECEMOS.
Até breve.
Namastê
Sandra

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá rapariga,

Gostei muito da tua mensagem e do teu blog.
E obrigada por escreveres neste pequeno espaço que é o teu. É lindo....

Aqui deixo um texto para ti.



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser FELIZ é reconheçer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios SENTIMENTOS. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para recerber uma crítica, mesmo injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Fernando Pessoa.