5.6.06

Cuidar de nós


“Antes de poder relacionar-se com outra pessoa, relacione-se consigo mesma...”
Esta é uma daquelas frases que eu considero muito importante ler e interiorizar.
Se nós não nos conseguirmos relacionar com a nossa pessoa, nunca conseguiremos entender os outros. E quantas vezes nós criticamos os outros sem saber que, ninguém se cruza na nossa vida por acaso.
Existem pessoas que surgem no nosso caminho e são nossos espelhos.
São nossos espelhos porque possuem os defeitos que nós temos e que criticamos.
Durante muito tempo eu fui um ser humano igual a tantos outros. Nunca tinha tempo para olhar para dentro de mim, para meditar sobre tudo o que me acontecia na vida, sobre todos os seres que cruzavam o meu caminho.
Quando a vida me fez parar, ao retirar a presença física da minha mãe de junto de mim, falecendo com uma daquelas doenças que nós esperamos que nunca nos bata à porta, tudo mudou dentro de mim.
A partir daí arranjei tempo para mim e para tudo o que me rodeia.
De que adianta termos uma carreira de sucesso, se não temos tempo para partilhar a vida com as pessoas que amamos?
De que adianta sermos bem sucedidas na vida, se não temos tempo para cuidar de nós, da nossa criança interior, da nossa espiritualidade, do amor, das amizades... de que adianta tudo isso se a vida passa por nós a correr?
Passamos tanto tempo agarradas ao trabalho, à profissão, ao material e não pensamos em nós.
Nós antes de sermos físico, somos espírito e se não cuidarmos do espírito, do nosso EU mais profundo, da nossa harmonia, da nossa Luz interior, acreditem, vamos fazer o físico adoecer.
Vamos viver e amar intensamente, sem nunca perdermos a nossa liberdade nem tirarmos a liberdade aos que nos rodeiam e nos amam.

Sem mais comentários.

Até à próxima.
Namastê
Sandra

33 comentários:

greentea disse...

vamos viver e amar sem que nada nos detenha, como eu postei há dias.
O segredo está em nós, não nos outros e enquanto não estivermos de bem connosco, não nos perdoarmos por tudo o que somos e não somos, nada acontecerá ou por outra acontece o pior...

Conheço um médica que trabalhou afincadamente para atingir o topo da carreira; um dia o marido deixou-a porque ela trabalhava demais. Neste momento teve de parar porque lhe foi diagnosticado um cancro.
Tem meditado, reflectido e considerado que era demasiado exigente com os seus pacientes achando-os demasiado queixosos, carentes de atenção.
Ninguém melhor q ela está a sentir na pele, no corpo, na mente, a dôr , a desfiguração, a violencia da doença...
Mas está a curar-se!!!
Sorrisos para ti.

Dafne disse...

Olá Luz!:)
Retribuo a visita e agradeço o post que deixaste no meu blog. Adoro, igualmente, Fernando Pessoa.
Desde que fiz 30 anos que a minha apetência por poesia e, sobretudo, pela de Pessoa é cada vez maior! Sinto tantas afinidades com ele e com os seus heterónimos. Adoro Astrologia, como ele. Enfim...

A minha vida também parou no dia em que a minha avó morreu. Parou mais um bocadinho, quando meu avô morreu, há 2 meses atrás.

Sinto que o meu EU nunca mais foi o mesmo. Após a morte do meu avô resolvi criar um blog para exprimir a minha dor, através de palavras e símbolos.

Nós não somos nada nesta vida, nada resta, quando tudo acaba. Apenas a alma.

Eu sei, que onde quer que eles estejam ou o que quer que eles sejam, estão comigo sempre.

Apesar disto a vida continua, o tempo passa e temos de viver, não como uma obrigação, mas como uma missão na qual temos de ser bem sucedidos.

Bj
Dafne

Anónimo disse...

"Assim como um livro se lê página a página, o caminho faz-se passo a passo."

E a cada passo que damos apercebemo-nos do que deixámos para trás. E que por vezes não cuidámos como gostaríamos de ter cuidado.

E é nesta parte do caminho que decidimos viajar sós, para melhor compreendermos o que falhou na viagem anterior.

E estaremos atentos a todos os pequenos pormenores. Às árvores, aos pássaros, às flores, ao mais pequeno insecto. Para percebermos que apenas em conjunto conseguem desempenhar a sua razão de ser. Formando um quadro harmonioso.

E é dentro desta harmonia que quero estar. E ter tempo para cuidar das pequenas coisas que considero grandes.

Porque quero cuidar mais de mim, para cuidar melhor de quem eu mais gosto.

E assim, ao longo do caminho, conseguirei manter comigo os meus companheiros de viagem.

E percorreremos o caminho passo a passo. Sem correrias. Sem pressa. Apenas lado a lado.

Adorei o texto.
Adorei a imagem.

EdM

isabel disse...

Concordo plenamente!

As relações tornam-se mais complicadas se não conhecermos bem o nosso eu.

Beijinhos :)

TRILHAS&TERRAS = Homem em Movimento disse...

Belo post...

Beijinhos,

Cris

LuzHarmonia disse...

Greentea obrigada pelas tuas palavras e de certeza que a médica se vai curar das duas coisas, da doença e da sua forma de pensamento em relação aos doentes. Beijo

Dafne, nós somos tudo na vida e tu és uma pessoa linda. Beijo

EdM fico feliz porque sei que está a mudar tudo dentro de si. Se estou de alguma forma a ajudar, fico grata a Deus por estar a contribuir. Beijo

Isa, obrigada pela visita e pelo carinho. Beijo

Cris Obrigada pelo carinho. Beijo

Jorge, nada é mesmo por acaso ;-) Beijo

Armando, doces palavras as tuas, obrigada pela visita. Beijo

LuzHarmonia disse...

Armando,
Fico feliz por já estar construida a "ponte". Atravessa-a as vezes que quizeres, pois é uma bela forma de começar o dia - ler as tuas tão suaves palavras. Obrigada.
Beijo de Luz

greentea disse...

alivio da dor do stress e de vários males

é o que posto hoje

para te acompanhar

beijinhos.

Rosmaninho disse...

Há Sempre muita Luz e muita Harmonia, quando aqui chego!

Há muito que penso e tento agir de forma que o meu físico não adoeça...

"Quem ama não adoece."- penso muito nesta frase.

~*Um beijo*~

Anónimo disse...

Olá...

Não sou, como tu bem sabes, o melhor dos exemplos para falar sobre a perda de pessoas importantes no caminho da vida...

...de resto, como bem sabes, continuo a ter dificuldade em aceitar algumas dessas perdas, algumas com mais de duas dezenas de existencia.

Também sabes que se estou vivo e continuo a existir nesta dimensão foi porque, em determinada altura da minha vida, o decidi em consciencia e em liberdade.

Sabes tambem (e bem) que ainda passo muito tempo "agarrado" ao trabalho e a causas que a sociedade considera como "nobres", inicialmente talvez por pura solidão (apesar de ter um "rancho" de irmãos a verdade é que todos nós tivemos que "trepar" pela nossa mão e o investimento em tempo que tivemos de despender levou a que quase todos estivemos ocupados e com muito pouco tempo para amar, apoiar e ouvir).

Depois ví a minha existencia ser completada pela presença da minha doce sócia (neste meu projecto de vida), a minha companheira (desta relação, de resto nasceu já um menino que felizmente sai mais à mãe que ao pai), mas nem por isso deixei de estar "agarrado" ao trabalho, primeiro porque gosto do faço e depois porque cada decisão que tomo tem influência directa na vida de mais de 60 pessoas, com quem tenho o prazer de constituir equipa, e das suas familias, o que pensando bem cada decisão que tomo tem influencia na vida de mais de duas centenas de pessoas...
... por tudo isto sinto (e o meu instinto diz-me que...) não posso "levantar o pé"!

Mas isso não significa que não sinta, não tenha, por vezes, algumas mágoas por não poder parar em determinados momentos... (como exemplos a 1.ª festa de Natal do meu filho, o não ficar em casa quando ele está doente, o ter, por vezes, pouca "disponibilidade" para ouvir o "anjo doce" com quem casei, ou o não estar com a familia que amo tantas vezes como o meu coração deseja).

Como consigo continuar?
Como arranjo cara, todas as manhãs ao espelho (e tu sabes bem como eu sou e faço a minha autocritica continua e quase diária...), para prosseguir?

Só o consigo com o apoio (cumplice) da minha cara metade...
Sem ela, sem o seu amor, nada disto seria possivel.
Sem ela, sem o seu amor, eu seria somente uma "máquina debolhadora de trabalho", um simples número nos quadros duma empresa.

Só te queria deixar uma impressão pessoal...
Viver e amar intensamente só faz sentido se isso corresponder a um QUERER a um DESEJO real, porque se corresponder somente a uma NECESSIDADE... então só poderá resultar em vazio... em algo incompleto.

Beijo grande...

Chico

GTL disse...

Olá Luz,

Também eu passei a ver a vida dessa forma quando me deparei com a imensa dor da perda. Passei a dar mais valor a quem tinha ficado, a prestar mais atenção em mim e a tudo o que gostava de fazer e não fazia porque achava que não tinha tempo. Descobri que um dia posso não mais ter tempo, tempo para fazer o que gosto, tempo para estar com quem gosto, e principalmente tempo para dizer gosto de ti a tantas pessoas.

Mta Luz e Harmonia,
um beijinho

MDB

LuzHarmonia disse...

Rosmaninho,
Obrigada pelas tuas belas palavras e pelo teu carinho.
Sim o Amor é o melhor remédio para tudo. Se nós estivermos atentos aos sinais que o nosso fisico nos dá, dificilmente ficaremos doentes.
Beijos de Luz para ti minha querida

Chico
Sim eu sei quem é o Anjo que está ao teu lado, e ela também sabe que é importante para ti.
Também amo esse Anjo.
Beijos

GTL (MDB)
Concordo plenamente contigo.
O mais importante nesta vida é dizermos o quanto gostamos das pessoas enquanto elas nos podem ouvir.
Beijos de Luz

greentea disse...

bons dias de luz e harmonia por aqui

teresa g. disse...

'... vamos fazer o físico adoecer.' O nosso e o dos outros!
O início do post lembra-me uma frase do Damien do Hesse que dizia mais ou menos ' o que não está em nós não nos incomoda' E é bem verdade!
Bjs

isabel disse...

Bom fim de semana, com muita Luz :)

Beijinhos.

Brandybuck disse...

Um beijo

Momentos disse...

gostei muito do que li por aqui. Eu criei ha pouco tempo um blog, muito diferente deste mas que gostaria de o apresentar. Nesse blog eu simplesmente coloco uma imagem e uma frase que ate podem parecer despropositadas. A intenção seria que as pessoas comentassem a primeira coisa que lhes viesse à cabeça. É curioso como a mente humana funciona e que situaçoes semelhantes podem levar a formas de pensar e sentir tao diversas. Ate podem levar-nos a coisas que não têm nada a ver com o assunto. Penso que será uma forma de tomarmos consciencia do que pensamos de ajudar um pouco a perceber a intuição(aquele primeiro pensamento) e a sermos flexiveis com as atitudes dos outros porque muitas vezes as coisas não passam de mal entendidos, intrepretaçoes diferentes.Nem sempre o que vemos, ouvimos, sentimos... transmite a mesma mensagem às pessoas. Tudo de bom!

LuzHarmonia disse...

Greentea, obrigada pela tua visita, beijos de Luz para ti também.

Jardineira, não concordo muito com "o que não está em nós, não nos incomoda" por vezes o sofrimento alheio incomoda-me tanto, por não saber como ajudar de imediato... mas não podemos tudo. Beijos de Luz e obrigada pelas tuas palavras.

Isa querida, obrigada pela visita e boa semana para ti com muita Luz... ;-) eu estou de férias...

José, beijão bem grande cheio de Luz e Harmonia

Sucesso, obrigada pela visita. Vou de seguida espreitar o teu Blog. Beijo de Luz

Máquina do Tempo (Armando) Obrigada pelas tuas sempre tão belas e suaves palavras.
Beijos de Luz

Rosmaninho disse...

Luz e Harmonia

Os teus(vossos) beijos recebi e quero dizer-vos...luz e harmonia em meus lugares... é o que sinto quando recebo as tuas(vossas) palavras.

~*Um beijo*~

sofyatzi disse...

Não posso deixar de concordar!

Beijocas ;)

sa.ra disse...

pois é minha querida amiga!

sublinho e sublimo cada ideia, cada frase... cada ensimamento que está neste e no post abaixo... são também a minha "religião"... o meu modo de vida... de ler e interpretar o mundo, aquele que atravesso e aquele que se atravessa em mim e através de mim!
a Vida é uma dádiva... seja boa, seja má (se é que isso existe! para mim, não, definitivamente!)... tudo é necessário, porque o que importa é a experiência e os ensimanentos que ela comporta!

estamos condenados a ser felizes... e portanto, não nos detenhamos!
amemos! velorizemos aquilo que de facto tem valor e que dá sentido e faz sentido na vida!

beijinhos e dia muito feliz!
amor e luz!

EuMulher disse...

Vim fazer uma visitinha, e dizer que o meu cantinho tem de novo a porta aberta. Tenho é de ver se recupero a pedalada. Quando paramos parece que os assuntos se esgotam mas quando começamos... ha tanto para dizer. Mais uma vez verifiquei que temos um pouco a mesma filosofia de vida. Vou voltando. Muita Luz Paz e Amor

teresa g. disse...

Olá de novo Sandra, acho que não expliquei muito bem, o sentido da frase é o mesmo que está no teu texto, ou seja, o de nos sentirmos incomodados com os defeitos dos outros que afinal são os nossos. Porque os defeitos dos outros que nós não temos não nos incomodam tanto, até os toleramos mais facilmente.
O partilhar da dor dos outros é um incomodar diferente, eu diria que mais saudável porque desprovido de egoísmo, embora seja verdade que seja frustrante muitas vezes vermos as coisas acontecerem e não podermos fazer nada. Aí temos que saber aceitar os nossos limites, ou então ultrapassá-los. Para mim o Reiki é também uma forma de tentar ultrapassar esses limites.

Beijos e bom fim de semana!

A. Marinho disse...

tudo o que dissestes é de facto verdade. A agitação do dia-a-dia não nos deixa por vezes muito tempo para cuidarmos de nós, mas há que aproveitar todos os momentos em que o fazemos...
Obrigada pela visita e comentário no meu blog.
Fica bem!

Vida disse...

Se não gostarmos de nós e não nos aceitarmos, nunca mais o conseguimos com ninguém, o segredo é esse.

Gostei do seu blog, beijinhos.

BlueShell disse...

Uma frase importantíssima...

Grata pelas palavras plenas de ternura e carinho.

Voltarei!
BShell-((((((((((((((((((((
))))))))))))))))))))))))))))))
(((((((((((((((((((((((((((((

Vida disse...

Lourenço Marques também é a minha cidade, onde nasci e cresci, onde me formei como pessoa, como mulher...temos muita coisa em comum.
Obrigada pela visita, volta sempre, beijinhos.

greentea disse...

Vamos viver e amar intensamente, sem nunca perdermos a nossa liberdade nem tirarmos a liberdade aos que nos rodeiam e nos amam.


sem mais comments como disseste...

um beijo

isabel disse...

Continuação de muita harmonia.

Beijinhos :)

justine disse...

revejo-me nas tuas palavras...

o meu dia deveria ter mais horas, pois ando sempre a correr de um aldo para o outro, e quantas vezes esqueço-me de pensar em mim...

obrigada por me fazerres parar e reflectir...

há coisas que não acontecem por acaso...

um beijo
justine

Anónimo disse...

Só para saberes que estive por aqui!

Peninha

smith disse...

Take your time and 카지노사이트 benefit from the video games, rewards and far more that Spin Casino has to supply

asfasfa disse...

Awesome post. I’m a normal visitor of your web site and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I will be a frequent visitor for a really long time. 안전토토사이트