13.12.06

"EU"


É tão importante termos pessoas que nos amam.
Também é um facto que nós só somos amados porque nos permitimos.
Aceitar receber é tão importante como dar.
Vou falar um pouquinho sobre mim e abrir um pouquinho a cortina da minha Alma.
Sou uma pessoa “complexa” como dizem duas amigas minhas. Não sou complicada, sou complexa.
E o que é ser complexa?
É exactamente o que eu descrevi anteriormente.
Adoro dar. Dou tudo, faço tudo por todos, ajudo meio mundo, estou sempre disposta a partilhar o que tenho com os outros.
Mas receber...
Já é mais complicado.
Quando me fazem um elogio fico logo “debaixo do banco”.
Tenho uma grande dificuldade em deixar-me tocar (fisicamente) pelos outros. Tenho dificuldade em receber ajuda, prendas, carinhos etc.
OK
Vou mudar o meu discurso.
Tinha dificuldade em lidar com todas essas situações, mas estou a mudar.
Tenho que mudar.
Quero mudar.

Ainda no dia 7 e 8 no mini-retiro que realizei, entreguei uns textos que aqui vou transcrever e quando estava a fazer uma caminhada e passávamos por um local cheio de troncos, eu fui logo corrigida quando disse “vamos ver se conseguimos passar”...
Quem estava comigo já tinha lido os textos.
É que eu passo a vida a dizer a todos, “cuidado com a forma como dizem as coisas, o Universo está à espreita e faz aquilo que nós deitamos pela boca fora”.
O Texto é o seguinte:
A linguagem dirige os nossos pensamentos para direcções específicas e, de alguma forma, ela ajuda-nos a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.

1. CUIDADO COM A PALAVRA NÃO. A frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto a ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em “NÃO”... Não vem nada à mente. Agora, vou pedir-lhe que não pense na cor vermelha.... Eu pedi para NÃO pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo. O que quer e o que não quer.

2. CUIDADO COM A PALAVRA MAS, QUE NEGA TUDO O QUE VEM ANTES. Por exemplo: “O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...” Substitua o MAS por E, quando indicado.

3. CUIDADO COM A PALAVRA TENTAR, QUE PRESSUPÕE A POSSIBILIDADE DE FALHA. Por exemplo: “Vou tentar encontrar-me consigo amanhã às 8 horas”. Por outras palavras: Tenho uma grande hipótese de não ir, pois vou “tentar”. Evite TENTAR, FAÇA.

4. CUIDADO COM O NÃO POSSO OU NÃO CONSIGO, que dão ideia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.

5. CUIDADO COM AS PALAVRAS DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

6. Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isso liberta o presente. Por exemplo, “Eu tinha dificuldade em fazer isto...”

7. Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer “Vou conseguir”, diga “Estou a conseguir”.

8. Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de dizer “Se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar”, diga “Quando eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar”.

9. Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de dizer “Eu espero aprender isto...”, diga “Eu sei que vou aprender isto...”. ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10. Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer “Eu gostaria de agradecer a vossa presença”, diga “Eu agradeço a vossa presença”. O verbo no presente fica mais forte e concreto.

(Dr. Jairo Mancilha, Ph. D/neurolinguística, cardiologista e psiquiatra)


Sem mais comentários.

Beijos de Luz.

Até à próxima.
Namastê
Sandra

23 comentários:

Anónimo disse...

"Aceitar receber é tão importante como dar."
Isto é uma grande máxima.

Gostei do teu blog, e fico contente quando partilhas esse contecimento para quem quer ver e aprender a ser melhor.

Obrigada,

Anónimo disse...

Não!
Tu Não és complexa...
tu és composta por camadas...
e de tão fácil trato...

Abraço do tamanho do Mundo,

Chico

Anónimo disse...

Obrigada.
Nunca é demais relembrar a força da linguagem, esquecemo-nos com muita facilidade, mas sei que vou recordar com mais frequência.

Um beijinho sereno, Carla.

Anónimo disse...

Saudações!
Obrigado pela visita
::::
Sim, pode me linkar...
::::::::::
muita Luz em teu coração
::::::
Merlin

Unknown disse...

Obrigada por me teres visitado e por te teres visitado...te teres dado a conhecer ...gostei do que li é sempre bom reflectir..nas palvras na importancia dos outros...e de nós próprios.
um abraço
brisa de palavras

Delfim Peixoto disse...

Gostei de ler e... bom, criou-me alguma Paz... que bem precisava!
jnhs ou abraços(?)

Brandybuck disse...

Complexa no receber e simples no dar

pois eu dou-te um beijo


PS: Estou cheio de saudades de almoçar com sua complexidade ;)

Anónimo disse...

Suave este espaço de luz e harmonia...

Simplesmente porque todos nós necessitamos de um abraço de quando em vez, deixo um abraço do fundo da minha alma para ti.

Se quiseres no blog http://lumenorigine.blogspot.com/ podes visualizar os vídeos Os Abraços são Grátis.

Rosmaninho disse...

Luz e Harmonia

Fiquei a pensar nas tuas dificuldades...Não é por acaso que as tens...Só tu as poderás ultrapassar, tu sabes e tu mudas...tu podes!

Felizmente, há algum tempo que conheço esta linguagem...pô-la em prática...basta querer!

~*Um beijo*~

bettips disse...

Vim beber palavras. Como pequenas pétalas. Algo ajuda. Fica BEM.
Um bjinho a ti

Maria P. disse...

Eu agradeço a tua presença!

Beijinhos:)

maktub disse...

um texto que da para pensar ....
foi bom ter passado por aqui..um bom natal e que 2007 traga tudo de bom :)

GTL disse...

Parece que vim ler o que precisava
obrigada
;)
beijos cheios de luz
MDB

GTL disse...

minha querida, o Pai Natal passou pelo meu blog e pergunta que prenda queres.
beijos MDB

GTL disse...

Eu gostei de ler, vou aprender a aplicar essas maneiras de verbalizar as coisas...

vou imprimir e ler muitas vezes :o)

TG

greentea disse...

eu agradeço-te o post !!!!!!!!!!!!!!!
com um beijo grande,

Serenidade disse...

Um Feliz Natal e Um Ano de 2007 repleto de Amor, ttudo o resto virá por acréscimo.

Um beijinho sereno.

Vida disse...

Obragada por este poste!!! Vou voltar várias vezes para reflectir sobre o que escreves.
Luz, esta casa é uma das que gosto mais de visitar, sempre senti um empatia especial contigo, obrigada pelas palavras.
Quero deixar-te os meus votos sinceros de um feliz Natal para ti e todos os teus.

Beijinhos com carinho.

isabel disse...

Uma amiga já me tinha "alertado" para essas dicas. Determinação.

Boas Festas, com muito amor.

Um beijo grande

vinte e dois disse...

Luz, um muito Bom e Feliz Natal para ti com tudo de melhor e resmas de prendas ;)

Beijinhos

Maria P. disse...

Obrigada pelas tuas palavras.

Um Feliz 2007!

beijinhos:)

maktub disse...

obrigado pela mensagem deixada no meu blog ...
que 2007 seja o melhor ano de sempre e que tudo o que desejares se realize
:)

bettips disse...

"Eu": tanto tempo e luta. Não aprendo a rodear as silvas e o deserto: saio marcada! Bem preciso de um ano diferente. Para ti, a Claridade que mereces, o sol que iradias, tudo o que é Bom e Belo - o que depois distribuis! Bjinho a ti