4.3.08

E se eu morresse hoje?




Quando a Morte surge em meia dúzia de dias 2 vezes por perto de nós, acabamos por interiorizar e pensar nela.
Na sexta-feira faleceu uma pessoa que aqui há uns dois anos eu o recebi no meu “espaço” porque estava cheio de dores nas costas.
Atleta de triatlo, pessoa super bem disposta e alegre.
Quando o tratei senti que algo não estava bem, disse que devia continuar com os tratamentos, mas ao mesmo tempo deveria fazer exames de diagnóstico. Mas como ele era uma pessoa que andava sempre a viajar não tinha tempo para nada.
Passado algum tempo soube que lhe tinha sido diagnosticado uma doença grave e na sexta-feira passada, faleceu.
Hoje chego ao emprego e recebo a notícia que faleceu a mãe de uma colega.
Durante o fim de semana estive num retiro e falámos um bocado sobre a morte e a forma como as pessoas vêem a morte.
E eis senão quando de repente me apetece escrever sobre a minha morte (não sei bem porque razão, mas apetece-me).
Então, esta é a forma como eu encaro a minha morte.
Não me apetecia morrer já, porque sinto, quero, preciso, de realizar muita coisa que tenho a certeza que cá vim fazer, mas se por acaso acontecesse a minha morte agora, há muita coisa que eu queria e outras tantas que não queria.
Primeiro queria que as pessoas que me acompanhassem (se quisessem) até ao forno crematório (sim, porque eu quero ser cremada) fossem sempre a sorrir, para que o meu afastamento do corpo físico fosse suave e sem sofrimento. Eu acredito que quando fica cá muita gente aos “berros” acaba por dificultar a partida da Alma que se está a elevar.
Depois porque queria que todos soubessem que enquanto eu cá estive, vivi tudo na minha vida, intensamente.
Tive momentos bons, momentos menos bons, momentos especiais, momentos únicos, momentos divinos, momentos de raiva, momentos de desespero, momentos de amor suave, momentos de amor intenso, momentos de paixão... Tive e vivi intensamente todos os momentos da minha vida.
Disse sempre a todos o que eu sentia de bom por eles, porque de mau, acho que não valia a pena.
Fiz muita coisa que não devia, possivelmente magoei algumas pessoas sem intenção e sem saber que o tinha feito.
Penso que todos nós fazemos ou dizemos coisas que a seguir nos causam arrependimento.
Alguma coisa que eu tenha feito ou dito a alguém que não devesse ter feito ou dito, alguma dor que eu tenha causado, sei lá, algo de errado, aqui fica o meu mais sincero pedido de PERDÃO.
E quero lembrar-me sempre de que a vida não é medida pelo número de vezes que respiro, mas sim pelos momentos em que perco o fôlego:
de tanto rir
de surpresa
de êxtase
de felicidade
de tanto AMAR
de tanto TUDO...

Mas já que ainda cá estou, pelo menos agora, quero que me dêem a hipótese de COMEÇAR DE NOVO.


Até à próxima.
Namastê
Sandra

5 comentários:

Anónimo disse...

"E se eu morresse hoje?"...
...uma pessoa MARVILHOSA como tu ainda tem muito que viver! Depois de ler este post, senti que devia deixar aqui esta msg... nao sei bem porque, mas senti qe o devia fazer e fiz! Fiquei emocionada com tudo o que escreveste hoje... com a linda imagem que colocaste...! So quero que saibas que estou aqui ao teu lado para tudo o que precisares...! És o meu Anjo da Guarda... Nunca te esqueças disso! ;)

Adoro-te Sandrinha!
****Beijos Grandes****

bettips disse...

Estranho que me tivesses encontrado hoje, precisamente com este post...que também te encontrei eu a ti!
Há um lado negro, muito presente.
E há o lado da luz, quando deixo voar o sentimento, transparências duma alma que procura a criança e a beleza.
Estes são os momentos que gosto de deixar aqui, como um recreio!
Museu Soares dos Reis.
E tenho a certeza da certeza que tens muito para dar. E se podes e queres, começa então tudo de novo...
Beijinhos

greentea disse...

todos os dias recomeçamos tudo e se tivéssemos mais um dia e outro seria sempre igual. Acredito q qd morremos reçomeçamos uma outra vida ,algures , não interessa aonde, com outras missões/funções a que aqui não conseguimos aceder.
Há dias morreu a mulher de uma amigo meu. Depois de uma operação foi diagnosticada um sarcoma , sem hipotese de quimio/radioterapia e dores/degeneração intensas, Foi cremada, era holandesa e partiu no dia 10. Tudo muito rápido e muito doloroso, muita coisa q decerto deixou porfazer.

greentea disse...

bons dias

sei o que é ter c~~aes e ficar em casa por causa deles... Agora só tenho um que levo para todo o lado , mas já cheguei a ter 14!!!

Há dois anos morreram os dois q tinha para além deste e sei como era complicado arranjar sitio para os deixar ou alguém q viesse a casa tratar . Alguns hoteis aceitam e agora há muitas casas de turismo rural q tb deixam ficar cães. É um grande sonho meu conseguir recuperar casas tradicionais daquela aldeia e transformá-las para turismo rural (aceitando cães, claro !!) mas é ainda um projecto a longo prazo, pois há um património riquissimo que é urgente não deixar perder, tal como certos usos e costumes ancestrais.
beijinhos

Unknown disse...

A MORTE....
A morte realmente e uma das coisas que me assustava bastante, mas hoje depois de tudo que me fizes-te ver e sentir acho que depois principalmente de ter conhecido e de teres entrado na minha amizade acho que estaria preparada para essa hora.
Pois ainbda não teria conseguido concretizar muitas coisas que eu gostaria de ralizar mas ficaria contetente sim por te conhecer e me teres feito parte na minha amizade.
gostei muito da tua carta e muito que nos arrependemos de ter dito ou ter feito o perdão fica sempre no nosso coração pois o amor e dessas coisas de arrependimento e de perdoar.
um beijo grande muitas felicidades e ainda vais estar com nosco ainda muito muitos anos e sempre com essa simplicidade que tens de um coração doce e bom.

um beijo
sabes que estarei sempre aqui nem que seja para as nossas caminhadas sim ainda temos muito ainda que percorrer.

um beijo grande e doce.