7.9.06

Abraço


“ Fui ao teu colo, deitei-me
no teu regaço.

Com um só gesto toquei-te na face e disse:

O mundo por um teu abraço. “


in Quase e outros poemas De Querença, Jorge Reis-Sá Luis Noronha da Costa


Ora bem... Um abraço.
Quantos de nós sabem o que é um abraço?
Será que todos sabemos que abraçar significa: abarcar; abranger; adoptar; apertar; cercar; cingir; enlaçar; envolver; estreitar; rodear; unir... etc...
Se repararmos no que acontece normalmente, são apenas os homens que se abraçam. Duas mulheres, muito raramente se abraçam.
E os homens abraçam-se de que forma? Encostam o peito um no outro e vai daí grandes palmadas nas costas.
Quantas vezes encontro amigas que eu gosto e apetece-me abraçá-las. Apenas não o faço porque na rua todos os que passam ficam a olhar e se a outra pessoa não estiver habituada a ser abraçada, sente-se incomodada.
Mas se abraçar um homem ninguém diz nada, nem ninguém fica incomodado.
O abraço serve para dizermos à outra pessoa que gostamos dela, que sentimos saudades dela, ou simplesmente que estamos a precisar de “colinho”, de um carinho, de algum conforto.
A coisa que eu menos gosto é que me abracem com palmadas nas costas.
Eu descrevo a forma como eu abraço.
Encostem o vosso coração ao coração da outra pessoa, colocando ao mesmo tempo os braços à sua volta. Fechem os olhos, apertem-se carinhosamente, respirando fundo pelo menos 3 vezes e durante esse período transmitam todo o vosso amor imaginando que uma Luz brilhante e cristalina com uma tonalidade verde esmeralda sai do vosso coração para o coração da outra pessoa.
Quando estiverem com alguém que amam ou de quem gostam abracem dessa forma e sintam a diferença.
Tenho duas amigas que adoram que eu as abrace que são a CV e a VS. Para elas e para todos vocês deixo aqui o meu abraço.
Sintam-no.

Sem mais comentários.

Até à próxima.
Namastê
Sandra

35 comentários:

Anónimo disse...

“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer.” (Virgínia Satir)

Sim, as pessoas abraçam-se pouco. Tocam-se pouco. O toque aproxima ou afasta. Há quem não permita que se “invada o seu território”. O seu espaço.

O abraço não é invasivo. Cria harmonia. Conforto. Paz. Relaxa-nos quando nos sentimos tensos.

O abraço. Fusão de dois seres.

Gosto muito que me abracem. Gosto muito de abraçar quem eu Gosto e quem eu Amo.

Obrigada Sandra por mais este ensinamento. Por esta forma de abraçar.

Obrigada pelo teu abraço.

Um abraço eterno para ti.

EdM

Anónimo disse...

como "bichinho do mato" que sou, sei bem como é, por vezes, dificil partinal o nosso santuário primário (o nosso corpo) com a maioria das outras pessoas.

porém também sei que ele há pessoas e pessoas e se "fujo" do abraço da maioria, acontece que existe uma minoria que me atraí, que me compele a abraçar, a quem me é natural e necessário abraçar e que os meus dias seriam distintos se não me deixásse envolver por taís pessoas (para mim) tão especiaís.

são as tais pessoas que não consigo deixar de destinguir no meio de multidões e que quando não as encontro me sinto só, mesmo que esteja no meio de milhares de outros seres humanos.

São as peças especiaís do puzzle da minha vida.

O meu reino por um abraço teu...

Vida disse...

Luz, sejas bem vinda a tua casa... o abraço, é mesmo, as pessoas tocam-se muito pouco, eu por acaso costumo cumprimentar as minhas amigas mais chegadas com um abraço sentido, mas sei que não é comum, por isso deixo-te aqui um abraço muito carinhoso.

Beijo com carinho.

eu... disse...

um grande abraço para ti... depois de ler este texto vou abraçar mais vezes as pessoas que amo. podes ter a certeza. bom fim de semana

LuzHarmonia disse...

EdM obrigada por estares sempre presente no meu cantinho. Gostei do que escreveste. Aprendo sempre algo contigo... mas já agora, onde andam os meus 4, 8, 12 abraços???
:-) beijinhos para ti.
Chico obrigada pelo que escreveste. Sabes bem que das poucas pessoas que me abraçam tu és uma delas e a minha e tua querida VS idem. Beijos
Vida, obrigada pela tua visita e pelas tuas doces palavras. Beijos para ti e aquele abraço.
Eu obrigada pela visita e vais ver que a tua vida vai passar a ser mais intensa pela intensidade dos abraços que deres. Beijos de Luz

Bruno António disse...

Então obrigado pela visita!
Volta sempre...

Bjs.

greentea disse...

"Certos " abraços são óptimos

outros repugnam...

um beijo

LuzHarmonia disse...

Greentea, para mim todos os abraços são divinos, porque só me deixo abraçar por quem eu gosto e amo, logo para mim não existem abraços que me repugnem. Um beijo.

Bruno obrigada também pela tua visita.

OLHAR VAGABUNDO disse...

os abraços são como os beijos se forem sentidos sao bons como o amor:)que tou eu para aqui a dizer...
adorei como sempre tudo que tens aqui:)
beijo vagabundo

Aprendiz de Viajante disse...

Gostei muito da tua reflexão... consistentte! às vezes é bom pensar nas coisas simples da vida... um abraço, por exemplo.

Passei para te desejar um bom fds

Brandybuck disse...

Tens toda a razão. Seria bem melhor se houvesse menos preconceitos e mais abraços sentidos.

Deixo-te um abraço coração com coração

DarkMorgana disse...

Tens razão!
Eu própria gostaria de abraçar e ser abraçada mais vezes...

Sem palmadas nas costas, claro!
Essas palmadas nas costas, soam-me a truques para assegurar que o abraço é muito másculo - quando são palmadões - ou então, se forem palmadinhas, falta de à vontade da parte da pessoa que as dá...falta de à vontade ou mesmo cinismo...

Gostei!

O pensador disse...

ola tens razao não é muito comum veres duas melheres abraçarem-se e porque será...? agora dois homens é muito normal e acho muuito bem, talvez ps hoemens sejam mais afectuosos:) lol.
gostei a aula de "como abraçar" bjo pensador

Clotilde S. disse...

Luzinha querida,
como são bons os abraços dados com o calor do coração e a luz da mente! Abraços de profunda amizade, abraços de amor. Quanto às palmadinhas nas costas, são como os sorrisos amarelos, mais das vezes. :)))
Um abraço a sério para ti!

Maria P. disse...

Eu senti! Obrigada

Beijinhos de Maio

AnaGarrett disse...

Na maior parte das vezes nos mails despedimo-nos com "um abraço" mas quando encontramos essa pessoas muitas vezes qauase não falamos.
É estranho.

Rosmaninho disse...

Luz e Harmonia

Quando abraço...abraço mesmo, seja na rua ou noutro local...
Felizmente, sinto o mesmo quando me abraçam, abraçam-me mesmo, coração com coração.
Também, felizmente, nunca "apanhei" palmadas nas costas :):).

Hoje recebe...
~*Um abraço*~
~*Um beijo*~

Serenidade disse...

Sim é desse tipo de abraços que precisa cada um nós.
O Homem tem falta de um abraço verdadeiro, não o das palmadinhas nas costas.
Tal como referes também sentia constrangimento em ser abraçada, achava estranho, sentia-me invadida.. agora compreendo que não sabia abraçar, talvez porque nunca fui abraçada dessa foram que referes... Sinto muita falta de um abraço ... verdadeiro. Sinto falta de saber abraçar ...
Recebo esse bonito abraço de bom grado e retribuo-o.

Obrigada por tudo!

Um sereno beijinho.

Dafne disse...

Amiga
Estou de volta...
Gostaria, então, de te dar um abraço...

Até já,
Dafne

Elisheba disse...

oBRIGADO PELO TEU ABRAÇO E por esta lindas palavras.... et ão verdadeiras!Um abraço tem um poder divino e até milagroso!


Bjs

LM disse...

Abraço também.
Noite boa.

o alquimista disse...

Pois um terno e carinhoso abraço para ti...palavras lindas...

Doce beijo

BlueShell disse...

Encerro bem fundo esta vontade...
Só nos olhos se vê
Este sentir,
Este querer,
Esta ansiedade,
Este Amor,
Esta Verdade!

Beijo pleno de azuis fieis

BShell

EuMulher disse...

Adoro abraços. Tambem costumo abraçar as pessoas... Um abraço para ti de coração para coração, com muita Luz Verde e Rosa.

Anónimo disse...

“(…) Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.(…)”
(Em todos os jardins - Sophia de Mello Breyner Andresen)

Sandra,
Sente o meu abraço.

EdM

Velutha disse...

E um abraço sabe sempre tão bem. Às vezes vale mais do que mil palavras.
beijinhos

GTL disse...

Abraço quem me deixa :o)
e quem quero, por gostar!
Bjs e deixo um abraço...
TG

BlueShell disse...

É curioso este teu post!Isto pela simples razão de que ainda ontem dei pormim a pensar o quanto eu estava precisando de um abraço....e há quanto tempo ninguém me abraçava! Faz tempo...já nem lembro...a última vez que alguém me abraçou!
E, só de pensar nisso, me dá uma vontade imensa de chorar! Há uns "posts" atrás eu me dizia "só"! De facto...estou "irremediavelmente só".

Um "abraço"
BlueShell

Clotilde S. disse...

Cadê você?

Tenho saudade...

maria inês disse...

"O mundo por um teu abraço" , tanto em tão poucas palavras!

bom fim de semana!!!:)))

vinte e dois disse...

Realmente, tens toda a razão, raramente se vê 2 mulhares a trocarem um abraço e até parece anti-natural. Dois homens, o que socialmente até costuma ser menos aceite, é a coisa mais natural do mundo... estranho ;D

Maria P. disse...

Um abraço faz toda a diferença.

Beijinhos:)

isabel disse...

Gosto de abraços. E abraço mulheres!! Não tenho desses preconceitos. ahh: e adoro que me abracem também. Aliás, na minha família somos assim...mto melosos.

Bjs
Isa

luna disse...

sem mais comentários um grande abraço.
ass. luna

Unknown disse...

Ola! Adoro abraços, mesmo quando sinto o Vento a tocar-me de mansinho na face, vejo isso como um abraço vindo de uma parte magica invadindo todo o meu ser e refrescando-me. Sinto alivio!
Desejo que mil libelulas voem, hoje ate si e lhe deem um grande e terno abraço de minha parte.Bjinho doce!